tech-man
1568443390098337
Loading...

Plutão o novo queiridinho da internet e suas curiosidades


O novo queiridinho da internet é o nosso mais favorito planeta Plutão, que em memes pela internet ganhou trocadilhos com o personagem Pluto da Disney, mas que na verdade tem nome de deus grego mesmo, além de muitas curiosidades que ele nos guarda.

A sua descoberta


Plutão foi descoberto em 1840, na verdade ele não foi realmente descoberto nesta época se podemos assim dizer, pois Urbain Le Verrier queria mesmo em sua observações e pesquisas prever a posição de Netuno o que realmente ele conseguiu, mas foi essas observações vez que ele descobri-se certas pertubações na órbita de Urano, o que trouxe a hipótese de um novo planeta.

Em 1909 voltou-se a procurar o planeta X, mas nada encontrado. Então em janeiro de 1930 com fotos tiradas poderiam se comprovar os movimentos de tal planeta.

Seu nome veio da sugestão de uma criança de onze anos de idade, Venetia Burney, como ela era interessada em astronomia e mitologia clássica veio então o nome que se encaixava na descrição do planeta escuro e gelado.

Curiosidades


Desde a sua primeira descoberta do ano de 1840 ele ainda não completou uma volta no sol, isto o fato porque ele leva em torno de 248 anos para completar sua órbita, isto dado por causa do diâmetro de sua circunferência ser muito maior que dos 8 planetas anteriores a ele.

Plutão deixou de ser considerado um planeta e passou a ser considerado um planeta-anão, tudo isto em conta de seu tamanho que é inferior o da nossa Lua, isto mesmo, Plutão é menor que a nossa Lua.


Ele possuí 5 corpos celestes, isto mesmo, Plutão possuí 5 luas e estanhosamente elas orbitam o planeta com uma proximidade muito pequena do planeta, e uma de suas Luas a mais próxima a Caronte como é chamada é realmente muito grande, com quase 65% da massa do tamanho de Plutão o que levou uma época se dizer que Plutão e Corante eram um sistema de planetas duplos. Plutão também possuí suas duas mais afastadas luas Nix e Hidra que são extramente pequenas.


Outra curiosidade que envolve este planeta e propriamente dito a sonda New Horizons ter chegado a ele nesta terça-feira do dia 14 de Julho de 2015. Entra como uma curiosidade por muitos detalhes, primeiramente esta sonda demorou quase 10 anos para alcançar seu destino, uma verdadeira viagem intra-estrelar com aproximadamente 5 bilhões de kilômetros. O segundo fato é da tecnologia empregada nesta sonda, que tem mais de 12 anos, ela funciona com o CPU(Processador) MIPS R3000 o mesmo do Playstation One, isso mesmo, esta sonda tem o mesmo CPU que muitos de vocês jogavam seus jogos, a Nasa escolheu este CPU justamente por sua durabilidade já comprovada entre milhões de vídeo-games vendidos e realmente seria um dos únicos que aguentariam a viagem e funcionariam depois para contar a história.

news 6221778150951131517

Página inicial item

Assine nosso feed