tech-man
1568443390098337
Loading...

Filtro de linha, Estabilizador e No Break. Saiba as diferenças e qual é mais recomendado


Sabemos que no Brasil que a corrente elétrica da energia que recebemos pela tomada não é constante e tem muitas oscilações, sem dizer picos de energia ou descargas elétricas muito altas que podem ocorrer. E as consequências são muitas além de você acaber tendo um de nosso eletrônicos queimados pode ser comprometido e reduzido sua vida útil durando muito menos que o estabelecido.

Se temos como proteger nossos equipamentos ligados a tomada, porque não fazer? Por isso que existem equipamentos criados justamente para isso conhecidos como filtro de linha, estabilizador de tensão e No break. Cada server para uma ou mais funções específicas, mas você saber para que server cada um e qual deles seria o mais recomendado utilizar?

Filtro de linha


Para muitos o filtro de linha parece apenas uma extensão com vários tomada e um botão de ligar e desligar, tudo isso plugado em uma única entrada, mas sua utilidade e seu uso vai muito além do que apenas a isto.

Seu objetivo principal é eliminar ou minimizar o efeito dos ruídos na rede elétrica. Um bom exemplo de uso é quando um raio acerta a rede elétrico próximo de sua residencia e a altíssima tensão transmitida então pela rede chega a sua tomada e pode danificar ou queimar qualquer equipamento a ela ligada. Qualquer equipamento pode ser ligado a um filtro de linha como por exemplos televisores, aparelhos de DVD, vídeo games, computadores entre outros.

Para os mais curiosos técnicos ele funciona da seguinte forma, o filtro de linha possuí um componente chamado varistor que funciona em paralelo a rede e no momento que surge um pico de tensão elétrica ele absorve esse excesso até um certo limite, caso seja além do que ele possa absorver ele faz uma curto circuito no sistema que irá queimar o fusível do filtro, assim evitando que toda aquela sobrecarga queime seu equipamento.

Estabilizador de tensão


Este equipamento está um nível acima, além de possuir as mesma funções de um filtro de linha ele faz mais, ele protege seus equipamentos de variações bruscas de tensão, ou seja, mantém a tensão elétrica dentro dos limites de 110/127v ou 220v tentando deixar com a menor margem possível de oscilação na corrente elétrica.

Ele possuí um micro processador interno que vai medir constantemente a entrada e saída do estabilizador, se a tensão estiver baixa ele vai elevar sua potencia através de um transformador interno ao mesmo tempo se a potencia vier muito alta ele irá limitar esta energia para que o equipamento a ele ligado receba o nível mais próximo do ideal.

Mas fique atento pois cada modelo de estabilizador tem uma potência máxima a ele estabelecida, para comprar um ideal você deve somar a potencia de todos equipamentos a ele ligado e ver se a uma sobra, ou seja, a soma dos equipamentos deve ser inferior a potencia máxima do Estabilizador.

No break


Este equipamento está acima dos demais citados pois além de possuir filtro de linha e estabilizador  ele também possuí uma bateria que é sempre carregada quando ele está ligado, então se houver uma interrupção de energia ele continuará fornecendo energia da bateria interna para seus equipamentos. Este equipamento não é muito utilizado em residencia sendo mais utilizado no meio corporativo principalmente em computadores servidores, claro se você tiver disposto a pagar seu preço você pode usar no computador de sua casa também.



Atenção


Não tente combinar estes equipamentos, pois na tentativa de obter uma melhor solução você pode acabar piorando as coisas, esses tipo de equipamento não foram feitos para serem combinados uns com os outros.

Outra dica sobre os Estabilizadores, infelizmente na teoria eles parecem muito bons, mas com os equipamentos bivolts aqui no Brasil eles não fazem muita diferença e podem fazer você gastar mais energia, na maioria das vezes um bom filtro de linha de uma boa marca ira obter um melhor desempenho. Com ressalvas os No Breaks que esses sim funcionam de verdade e não deixam nada a deseja a não ser pelos seus preços que são bem salgados.
tech 1186264111359520063

Página inicial item

Assine nosso feed