tech-man
1568443390098337
Loading...

Carros mais tecnológicos e autônomos um futuro muito próximo


Quando ouvimos falar de avanço da tecnologia, pensamos em tudo, robôs super inteligentes roubado a cena da humanidade, cruzeiros espaciais, realidade virtual substituindo a real e assim por diante. Nunca lembramos de como essa tecnologia toda pode e esta afetando os carros que iremos utilizar um dia.

Você pode até não não saber mas o modelo de carros que utilizamos hoje em dia é obsoleto e se baseia na mesma arquitetura a quase 100 anos, basicamente sofreu um evolução e ganhou algumas parafernálias eletrônicas a mais conforme o tempo foi passando mas nada que possamos nos surpreender demais.

Porém tudo que foi falada até aqui está preste a mudar, empresas como a google e algumas montadoras estão desenvolvendo carros autônomos, ou seja, carros que não precisam da intervenção humana para dirigir. E para isso se tornar realidade estão tirando o máximo da tecnologia atual e projetando carros do zero para este fim. Mas acredite não apenas isto que estar por vir,o que esta dando a falar também para os veículos são os combustíveis renováveis, como o novo modelo de motores elétricos e a hidrogênio (o hidrogênio provavelmente será o novo padrão de combustíveis para carros do futuro) e também não menos importante os pneus sem ar, isso mesmo sem ar com eles você nunca precisara trocar um pneu na vida.

Carros Autônomos


A google é que mais apareceu na internet neste assunto e tem uma maior quantidade de protótipos funcionais que funcionam dirigindo pelas ruas sem motorista. Acredite o nome da tecnologia é simples mas quantidade de conceitos que envolvem são muitos desde o que conhecemos até o que não imaginamos.



Entre as tecnologias envolvidas estão o GPS e a internet para o geolocalização e a rota do veículo, tudo em tempo real, também sem encontram espalhados nesses protótipos dezenas de sensores de movimento a laser, temperatura, câmeras super sensíveis a movimento e super computadores processando em algoritmos avanças milhares de informações, cruzando informações de todas essas tecnologias aqui citadas para tornar o carro autônomo uma realidade.

Carros movidos a hidrogênio


Os carros movidas a hidrogênio mudam todo conceito que os carros a combustão atuais utilizam desde de mais de 100 anos atrás, é um conceito novo, muda o modelo dos carros atuais que conhecemos radicalmente. Substituindo os velhos motores a combustão e o seu sistema de transição de marchas e embreagem por este novo conceito.

Esses veículos funcionam assim eles possuem um tanque abastecido por hidrogênio que irá alimentar uma célula combustível que irá gerar energia elétrica. Dentro dessa célula combustível acontece uma reação que quebra a molécula de hidrogênio produzindo eletricidade e gerando água, a água é destacada e a eletricidade gerada vai para uma bateria que ira alimentar um motor elétrico.


Basicamente o hidrogênio nesse veículo serve para gerar eletricidade que irá alimentar um motor elétrico, ou seja, os carros movidos a hidrogênio são simplesmente carros elétricos. Já existem muitos carros elétricos sendo produzidos e sendo testados alimentados por baterias, o problemas desses carros elétricos que são alimentados apenas por baterias são alguns, eficiência energética , as baterias são grande e pesadas além de serem caras, também demoram para serem carregadas e ainda não são uma boa opção para viagens mais longas. Então o hidrogênio veio para resolver este problema, esse sistema não ocupa muito espaço é rápido de ser carregado seu tanque assim como se carregado um carro movido a GNV.

Infelizmente os carros movida a hidrogênio sofrem com algumas barreiras, que impedem de chegarem a se tornar uma realidade presente no nosso dia a dia tão cedo. Por ser um tecnologia muito nova ainda e a continuar a ser desenvolvida ela é cara provavelmente os primeiros carros a serem lançados serão muito caros também. A fatores econômicos também que envolvem está questão que está diretamente ligada com a economia de muitos países, pense os carros atuais são movidos a combustíveis fósseis e a grande maioria à gasolina nos casos dos carros de passeio e os grandes veículos como ônibus e caminhões óleo diesel, que são diretamente produzidos nas refinarias de petróleo. Como você pode perceber nem todos países do mundo tem a capacidade de extrair e refinar petróleo para gerar esses combustíveis tendo então que importados. É então que os países produtores lucram muito com esse fim, principalmente países do oriente médio, EUA, Brasil entre outros, então pode se imaginar porque para muitos desses países não é um bom negocio que o carro movido a hidrogênio seja produzido, pois todo e qualquer país do mundo pode produzir hidrogênio diferente do petróleo.

Pneus sem Ar


Quando se pensa em pneu nunca se pensa na sua evolução e não é para menos, só lembramos do pneu quando ele fura e temos que trocar. É neste ponto que entra está tecnologia e se o pneu nunca furar e você nunca tenha que trocá-lo não seria ótimo? Pois é a Michelin desenvolveu um pneu assim.

Mesmo assim você deve estar pensando que pneus não são tão interessantes, mas imagine a seguinte cena, "você está dirigindo numa auto estrada a mais de 100km/h e seu pneu do carro estoura, (pois pneus a ar podem estourar), se você está em um carro de luxo com mais tecnologia os controles de tração e suspensão a ar irão estabilizar o carro até que você reduza a velocidade e pare o veículo, mas se você estiver num carro popular sem nenhuma dessa tecnologias? você simplesmente irá perder o controle do veículo batendo seu carro ou até mesmo na pior hipótese capotando seu carro".



Esta tecnologia foi criada para tornar os veículos mais seguros, assim seu pneu nunca irá furar, nunca irá estourar, ele terá mais tração e deixará seu veículo com mais estabilidade se moldando melhor nos terrenos com solo mais improváveis.

Via Olhar Digital, Tecnoblog e Uol e Gizmodo.
tech 2882044894844047022

Página inicial item

Assine nosso feed